Tecnólogo em Processamento de Dados, Licenciado em Pedagogia, Matemática/Física/Desenho Geométrico, Educação Física, Artes Visuais, Teatro, Letras (Português, Inglês e Espanhol), História e Dança, Especialista latu sensu em Gestão Escolar (Administração, Coordenação, Orientação e Supervisão), em Educação à Distância (Planejamento, Implantação e Gestão), Desenvolvimento de Material Didático, Gestão de Bibliotecas Escolares e Gestão Empresarial, Técnico em Contabilidade e em Administração, proficiente em Língua Inglesa pela University of Michigan (EUA) e com extensão universitária em Conselhos Escolares (UFSCar) e em História e Pedagogia do Karatê-Dô (UFRGS), Rafael Silva possui experiência de mais de vinte anos em artes cênicas, em especial Sapateado Americano, Jazz Dance, Balé Clássico, Contemporâneo, Teatro e Danças Urbanas, além de Lindy Hop, Percussão Corporal, Danças de Salão e Canto. É pesquisador entusiasta e escreveu "O Sapateado Americano no Cenário Artístico Brasileiro" para o seu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Artes, e "Um apanhado sobre a história do Karatê-Dô Shorin-Ryu" para o seu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em História, obtendo nota dez em ambos.
Realizou o Curso de Capacitação de Professores de Sapateado Americano do Kika Tap Center (de Kika Sampaio), Metodologia Lúdica de Susan Baskerville "Cartilha do Tap", os cursos Bases Metodológicas para Professores de Sapateado, Bases Metodológicas para Professores de Dança e Prevenção de Lesões na Dança, todos de Gisella Martins (diretora da Cia. Let's Tap), Estratégias para Aulas de Sapateado, de Marcela Castilho, no Tap in Rio (Rio de Janeiro) e Concepção Coreográfica, de Samanta Varela e Bruna Miragaia, no Encontro dos Ritmos (São José dos Campos) e o de Flá Scalzzo, no Worktap Teacher (São Paulo), além de cursos de Improviso, Percussão Corporal e de Educação Musical para Bailarinos.
Foi Assessor Pedagógico do Silia e Ceci Dance Theatre por oito anos e professor por mais de dez. Já deu aulas de Sapateado, Jazz, Balé e Alongamento em Cubatão e Guarujá e foi o responsável pelo Sapateado Americano do Balé Jovem de São Vicente. Participou do Grupo Folclórico Vasco da Gama de Santos (folclore português) como bailadeiro (sic) e assumiu a função de Diretor de Imprensa. Participou de um curta-metragem, dois minimetragens, da gravação de um videoclipe e da abertura do programa "Gente Inocente" que fez homenagem a Sandy & Júnior.
Ministrou workshops em Santos, Salto e Atibaia e ofereceu consultoria metodológica e coreográfica em Sapateado Americano para uma academia em Primavera do Leste (MT). Foi jurado de festivais em Cubatão e São Vicente, dentre eles o Festival Interno da Escola Técnica de Música e Dança da Prefeitura de Cubatão e o Festival Vem Dançar (Seletiva Estadual). Conquistou prêmios em competições como o FESADAN (Festival Santista de Dança) e em eventos como o Tap in Rio (bolsa para cursar o Tap City – Nova Iorque), o Encontro dos Ritmos (bolsa para o Tap in Rio) e o Brasil International Tap Festival (duas bolsas, uma para o Encontro dos Ritmos, e outra para o Tap Week Brasil – São Carlos).
Já coreografou diversos eventos escolares, festa de debutante e casamento, além de ter sido responsável por coreografias folclóricas portuguesas na Festa das Nações do Guarujá. Foi diretor, coreógrafo e bailarino do espetáculo "Enquanto isso, no mundo do Sapateado..." realizado no Teatro Municipal de Cubatão. Participou como componente da ala "Sambateado", de Christiane Matallo, pela Escola de Samba "Mocidade Alegre" no Desfile Oficial das Escolas de Samba de São Paulo, e também da Cia. Sambateadores, da mesma diretora, fazendo apresentação no Campinas Tap Festival (hoje, Brasil International Tap Festival). Seu último trabalho foi a coreografia para uma ala de Sapateado Americano de uma escola de samba de Santos, em 2020.
Também é capacitado desde 2020 pelo Método Marchina de Ensino de Sapateado Americano, tornando-se professor oficial do método e o primeiro da Baixada Santista. Atualmente, estuda Dança Irlandesa com Fernanda Faez (Banana Broadway - Campinas/SP), é certificado pela An Comisiún Le Rincí Gaelacha e continua frequentando festivais nacionais e internacionais pelo país.
É o diretor do SapateSantos, evento de Sapateado Americano realizado anualmente em Santos (SP). É faixa marrom de Karatê-Dô Shorin-Ryu pela Cardoso Karate (Santos). É professor titular de Matemática da Prefeitura de Santos e de Cubatão, atuando na docência desde 2000, já tendo também dado aulas de Informática, Inglês, Artes, Educação Física, Ensino Religioso, Investigação e Pesquisa, Física, Biologia, Química, História, Geografia, Informática Educacional, Informática Básica, Web Design e Linguagem de Programação em diversas escolas privadas de Santos, São Vicente e Praia Grande, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Escolas de Informática e Cursinhos Preparatórios.
É o diretor do Centro de Artes Evolução e o coordenador dos cursos de Sapateado Americano, Balé Clássico, Jazz Dance, Contemporâneo, Dança Irlandesa, Dança para Meninos, Karatê, Teatro, Inglês e Espanhol, além de ministrar as aulas de Alongamento.
André Miranda
Formado em Letras pela Faculdade São Luís e especialista latu sensu em Dança e Consciência Corporal pela FMU, André Miranda, atualmente, leciona na própria FMU no mesmo curso em que se especializou. Iniciou seus estudos em Dança de Rua no Grupo Êxtase (Santos), sob direção de Alexandre Snoop e, posteriormente, formou-se na Metodologia Laban do Movimento.
Após seus primeiros passos, mudou-se para Ribeirão Preto e, durante vinte anos, participou da Companhia Dança de Rua de Ribeirão Preto, com a qual foi tricampeão do Festival de Dança de Joinville e do Passo de Arte, além de participar de programas de TV na Globo e no SBT. Participou do Las Vegas World Hip Hop Championship 2008 e fez cursos com vários nomes do universo da Dança de Rua, dentre eles, muitos precursores de diversos estilos.
Foi professor de diversas escolas em Ribeirão e Região Metropolitana e foi diretor dos grupos Alquimia Street e Kabuki Vibe. Foi jurado do Festival de Danzas del Mercosur, na Argentina, em 2019 e 2022 e, anteriormente, de diversos festivais regionais de Ribeirão. Junto com seu irmão, lançou o livro "Dança é Arte, Dança é Paixão", no qual relata suas experiências com a Dança de Rua durante todos esses anos.
É o coordenador do curso de formação em Danças Urbanas.
Leno Sousa
Licenciando em Artes e Técnico em Segurança do Trabalho, concluiu estudos em Desenho Técnico, a Mão Livre, Pintura Digital e Informática.
Tem em seu currículo aulas de Artes nas unidades educacionais do Governo do Estado de São Paulo e aulas de Desenho e de Informática.
Além disso, foi character designer da Level UP, no setor de criação de personagem e da divisão criativa de personagens na área de jogos. Atualmente, vem buscando se especializar na área de escultura e atua em eventos como o Batman da Baixada, tendo ele mesmo criado todo o seu figurino.
É o coordenador do curso de formação em Desenho.
Liliane Silva
Licenciada em Música, também é formada em Canto, Piano Clássico, Violão, Teclado e Flauta Doce e é capacitada em musicalização infantil e teatro musical, além de especialista latu sensu em Pedagogia Vocal e Musicalização Infantil.
Lecionou Canto e Musicalização Infantil em escolas de música e diversas escolas privadas da Baixada Santista. Idealizou, dirigiu e preparou vocalmente o grupo de teatro musical Celebration, que se apresenta em restaurantes e casamentos, dentre diversos eventos. Deste, derivaram o grupo de iniciação ao teatro musical Formação Celebration e Celebration Kids. Foi regente e diretora musical do coral de crianças abrigadas da Casa Vó Benedita e regente do coral New Voices.
Foi coralista do Coral Municipal de Santos, participou do grupo Broadway Voices como integrante do coro e preparadora vocal e foi cantora do grupo Splendore (coral e orquestra). Cantou no Centro de Convenções de São Vicente e em diversos teatros: Coliseu, Municipal de Santos, Guarany, SESC, SESI e SEST-SENAT, dentre outros.
É a responsável pelo curso de formação em Canto.